“Museu Aberto” este sábado no convento de Santo António

© CM LAGOA

O convento de Santo António, na freguesia de Santa Cruz, concelho de Lagoa, abre as suas portas este sábado, 2 de julho, entre as 10h00 e as 13h30 e das 14h30 às 18h00, gratuitamente.

O anúncio foi feito pela câmara da Lagoa que, no âmbito das comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho, está a promover, no primeiro sábado de cada mês, a abertura de alguns dos seus Núcleos Museológicos.

A iniciativa intitulada “Museu Aberto”, segundo a autarquia lagoense, visa incentivar a comunidade a visitar e a conhecer cada um dos espaços museológicos que integram a rede do Museu de Lagoa-Açores.

O convento é palco de diversas atividades culturais ao longo do ano, que são empreendidas pelas diversas valências que nele se albergam. No edifício, estão patentes ao público dois núcleos museológicos identitários do concelho, nomeadamente o Núcleo museológico do Presépio e o Núcleo museológico da Memória do Território.

O Núcleo museológico do Presépio constitui uma homenagem à arte bonecreira e aos vários bonecreiros locais, e expõe o enquadramento histórico da arte bonecreira dedicada ao presépio, diversas tipologias de presépios, um documentário sobre o tema, e uma oficina.

O Núcleo museológico da Memória do Território apresenta uma viagem no tempo sobre o território do concelho, desde os primórdios do povoamento até à atualidade.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário