O Município de Lagoa, representado por uma comitiva composta pelo vice-presidente da câmara municipal de Lagoa, Frederico Sousa, e pela vereadora da Cultura, Albertina Oliveira, esteve nos Estados Unidos da América, para assinalar as Comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade.
De acordo com nota de imprensa enviada às redações, no âmbito da deslocação foi inaugurada a exposição fotográfica itinerante, intitulada “Memórias Fotográficas de Lagoa”, no Southwoth Library, em Dartmouth, Massachusetts.
A autarquia lagoense, refere que a “mostra documental pretendeu resgatar as memórias coletivas relacionadas com o concelho de Lagoa, através da exposição de 44 fotografias alusivas a paisagens costeiras e rurais, vistas de núcleos urbanos e construções, datadas entre o século XIX e XXI, permitindo fazer uma comparação entre o passado e o presente”.
O momento contou com a participação de emigrantes das várias freguesias do concelho da Lagoa, sendo que, após a inauguração da exposição, o Grupo Folclórico da Escola Portuguesa de New Bedford abrilhantou o evento com um momento musical e de dança.
A comitiva também aproveitou para visitar a empresa Northcoast, que pertence ao emigrante José da Ponte, onde “foi possível constatar a vitalidade da empresa familiar com ligações à Lagoa”.
A representação camarária estreitou, ainda, relações com as câmaras municipais das cidades geminadas com a Lagoa, “entregando a sua medalha comemorativa dos 500 anos aos mayors de Bristol, Dartmouth, New Bedford e Tauton”, e, reuniu com o Cônsul de Portugal em New Bedford tendo sido abordadas algumas das preocupações da comunidade lagoense emigrada nos EUA.
A deslocação “pretendeu envolver ativamente todo o povo lagoense nas comemorações dos 500 anos de Lagoa, quer o residente no concelho, quer o radicado na diáspora, por forma a deixar uma marca indelével sobre a passagem importante e histórica desta ocasião”, conclui a autarquia.
DL
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta