O Diretor Regional de Organização e Administração Pública afirmou, em Lisboa, que tem sido um “grande objetivo” da Vice-Presidência do Governo dos Açores a implementação da avaliação dos serviços, a gestão centralizada dos recursos humanos e a organização dos serviços, através da “criação de centrais de serviços partilhados”.
Victor Santos, que falava no âmbito da Innovative Conference 2017, promovida pelo Instituto Português de Business Process Management, salientou o sucesso do novo modelo de gestão da administração pública regional, no âmbito da gestão dos recursos humanos e numa perspetiva integrada visando o futuro dos Açores.
Segundo o executivo regional, na sua intervenção, destacou a criação dos quadros únicos de pessoal por ilha, considerando a realidade arquipelágica da administração regional autónoma, o que permite alocar os recursos humanos de acordo com as necessidades dos serviços, e também a criação da BEPA – Bolsa de Emprego Público dos Açores, como ferramenta única para a gestão centralizada dos recursos humanos.
Nesse sentido, considerou que, por um lado, permite e facilita o acesso dos serviços e dos cidadãos e, por outro, implica diretamente a redução dos custos relacionados com a publicitação de ofertas de emprego.
Victor Santos referiu-se ainda à centralização da informação dos recursos humanos da administração pública regional, nomeadamente através da aplicação informática SIGRHARA, que tem permitido fundamentar a decisão política com base em estudos de diagnóstico e prognóstico, gestão dos quadros regionais de ilha e processamento dos vencimentos dos recursos humanos da administração regional.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta