Marinha resgata oito tripulantes de embarcação incendiada

© MARINHA

A Marinha, através do centro de coordenação de busca e salvamento marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o centro de coordenação de busca e salvamento das Lajes (RCC Lajes) coordenou, durante a madrugada e manhã de hoje, o resgate de todos os tripulantes da embarcação de pesca portuguesa “Filipa Miguel”.

Cerca das 4h53 o MRCC Delgada recebeu o alerta de emergência da embarcação que navegava a cerca de 300 milhas náuticas, o equivalente a 555 quilómetros, a leste da ilha de São Miguel, com oito tripulantes a bordo, entre os 40 e os 50 anos de idade, todos de nacionalidade portuguesa.

De imediato o MRCC Ponta Delgada coordenou e empenhou a navegação mercante na área, divergindo para o local os navios mercantes Thor Menelaus, Humbergracht, Jaeger e o navio de cruzeiro Artania.

Através da embarcação de pesca “Fascínios do Mar”, que se encontrava a 130 milhas náuticas do local, que foi contatada pela embarcação sinistrada, obteve-se a informação que os tripulantes estariam a abandonar a embarcação na sequência de um incêndio a bordo.

​​

A aeronave C-295 da força aérea portuguesa, que tinha sido empenhada nas buscas e localização da embarcação de pesca “Filipa Miguel” e da balsa salva-vidas, efetuou o avistamento cerca das 8h43, confirmando-se o incêndio a bordo.

O navio mercante Thor Menelaus confirmou o avistamento da balsa às 10h47, procedendo de seguida ao resgate dos tripulantes, que se encontravam todos bem. O Thor Menelaus encontra-se a navegar em direção à ilha Terceira para efetuar o desembarque dos tripulantes portugueses salvos nesta operação.

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário