Log in

Marinha e Força Aérea resgatam tripulante ao largo dos Açores

FOTO DR

O navio de patrulha oceânico Sines, em missão nos Açores, resgatou um tripulante de nacionalidade chinesa que se encontrava a bordo do navio mercante “Azzura”, com bandeira das Ilhas Marshall. O tripulante encontrava-se a quase 1200 quilómetros a sudoeste da Ilha Terceira.

O alerta foi recebido pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), no dia 27 de setembro, a informar que um tripulante de 47 anos de idade apresentava uma sintomatologia compatível com um enfarte e necessitava de cuidados médicos imediatos.

O navio Sines foi empenhado para o local cerca das 11h05 (hora local) do dia 27 de setembro, tendo chegado à área de operações cerca das 06h20 (horas locais) do dia 28 de setembro, onde efetuou o resgate do tripulante.

Após o resgate, o navio navegou em direção à Ilha Terceira por forma a alcançar o raio de ação do helicóptero EH-101 da Força Aérea. Nesse momento, o tripulante foi transferido para a aeronave, cerca das 17h00 do dia 28 de setembro, tendo sido posteriormente transportado para a Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira.

A aeronave aterrou cerca das 18h55 (horas locais), tendo o tripulante sido
transportado para o Hospital Santo Espírito, na Ilha Terceira.

A operação de resgate foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), e envolveu o navio da Marinha NRP Sines, duas aeronaves da Força Aérea (EH-101 e C-295) e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

DL/CZMA

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem