Log in

Marina de Cascais/Giullieta (ORC A) e Celtic Dream (ORC B) são os vencedores da Regata da Autonomia 2014

Alex Kossack vencedor ORC A - Foto Rodrigo Moreira Rato-LX Sailing

Marina de Cascais/Giullieta (ORC A) e Celtic Dream (ORC B) são os vencedores da Regata da Autonomia 2014. A travessia oceânica que une 4 ilhas açorianas promete regressar para o ano.

A luta em ORC A terminou com a vitória do Marina de Cascais/Giullieta, que, na terceira etapa, ao chegar à Horta uma hora e meia mais cedo do que o seu grande adversário Xcape assegurou o primeiro lugar no pódio.

A viagem entre Angra do Heroísmo e Horta não foi uma etapa fácil para a tripulação onde seguia o olímpico Miguel Nunes. Ao longo do percurso Kossack teve de resolver alguns incidentes que lhe poderiam ter custado a vitória, como foi o caso da vela de proa rasgada pouco tempo depois da largada em Angra.

O Xcape de Luís Quintino, que o ano passado venceu a Regata da Autonomia, classificou-se em segundo lugar nesta edição. O velejador do Clube Naval da Horta elogiou a competência dos seus adversários e contou a viagem.

“Não conseguimos fazer mais do que fizemos. Esta foi a primeira vez que pegámos neste barco e para além disso optámos por vir pelo canal Pico-São Jorge e faltou o vento. O Marina de Cascais é muito forte e fez um bom trabalho, mereceu a vitória”, conta.

A maior parte da frota escolheu vir pelo canal e perante a falta de vento alguns barcos acabaram por ligar o motor, como foi o caso do Wind I, um dos veleiros mais fortes da competição. Ao desistir de completar a terceira etapa  – Etapa NOS Açores – Carlos Araújo terminou a 26ª Atlantis Cup em quinto lugar (ORC A).

O terceiro lugar desta classe foi para Altitudes II de Tiago Matos, um veleiro vindo de Lisboa.

Em ORC B, vitória para João Reis ao comando do Celtic Dream. Segunda posição para Rift de Carlos Moniz e terceira para o Mariazinha de Manuel Nunes.

Este ano a Atlantis Cup juntou 21 barcos vindos de 3 continentes: Europa, Ásia e América. Tal como em anos anteriores a aventura pelo oceano Atlântico começou na ilha de Santa Maria (dia 27 de Julho), passou pelas ilhas de São Miguel e Terceira e terminou no Faial.

Este dia 05 de Agosto está marcado um jantar de entrega de prémios, que oficializa o encerramento da edição de 2014 da Atlantis Cup. 

A Regata da Autonomia é organizada pelo Clube Naval da Horta.

A prova conta com Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e tem ainda o apoio/patrocínios das seguintes instituições: Direcção Regional de Turismo, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Naval de Vila do Porto, Câmara Municipal da Ponta Delgada, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Vila do Porto, Administração dos Portos dos Açores SA e Capitanias do Porto de: Vila do Porto, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

A Liberty Seguros, a BMW Autoaçoriana, a Quinta dos Açores e a NOS Açores são patrocinadores privados da Atlantis Cup.

DL/Mar de Histórias/ Foto: Rodrigo Moreira Rato/LX Sailing

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem