Mais de 70 mil lâmpadas na Lagoa durante quadra festiva

Árvores do Jardim de Santa Cruz receberam cordões de luzes LED

A tradicional iluminação de Natal nas ruas da Lagoa abrange mais ruas e mais edifícios.
A principal novidade deste ano, segundo a Presidente da Câmara Municipal (CML), é a iluminação do Jardim do Convento de Santo António, em Santa Cruz. O local, no coração da freguesia, há vários anos não recebia iluminação natalícia. Para Cristina Calisto o jardim é “um ex libris e uma referência no concelho”, justificando assim a aposta.
Para além do jardim de Santa Cruz e do Bairro da Longueira, na mesma freguesia, a autarquia aumentou a extensão da iluminação de Natal na Avenida Infante D. Henrique, Rua das Alminhas, Bairro de São Pedro e Praça do Rosário bem como na Vila de Água de Pau, onde a Presidente diz ser uma espécie de “convite à passagem de ano na freguesia”.
No total, foram utilizadas mais de 70 mil lâmpadas microled, que apresentam um consumo energético mais baixo que os sistemas tradicionais, num investimento para a autarquia que ronda os 45 mil euros.
As restantes ornamentações de Natal espalhadas pelo concelho são da responsabilidade das respetivas Juntas de Freguesia e não entram nas contas da Câmara.
Na Longueira, em Santa Cruz, cada família foi convidada a pintar um prato natalício para compor as árvores instaladas no bairro. A iniciativa da CML pretende trabalhar a participação comunitária, nesta quadra natalícia, à semelhança do que já foi feito no Bairro de S. Pedro, no Rosário, no ano passado, replicado novamente este ano.

DL

(Artigo publicado na edição impressa de janeiro de 2020)

Categorias: Local

Deixe o seu comentário