Log in

Mais de 550 ideias apresentadas à segunda edição do Orçamento Participativo dos Açores

O Vice-Presidente do Governo congratulou os Açorianos pela forte adesão ao Orçamento Participativo dos Açores, que promove a democracia participativa e o envolvimento dos cidadãos na tomada de decisão sobre a aplicação de verbas públicas, salientando que, tal como na edição anterior, sugeriram, de forma fácil e direta, ideias de investimento público a executar pelo Executivo nas nove ilhas do arquipélago.

Na fase 1, relativa à apresentação de ideias para a segunda edição do Orçamento Participativo dos Açores, os Açorianos responderam de forma muito positiva ao convite do Governo Regional, tendo sido apresentadas, entre 22 de fevereiro e 30 de abril, 552 antepropostas por mais de um milhar de cidadãos, incluindo jovens a partir dos 14 anos.

No âmbito dos 38 encontros participativos realizados junto das comunidades locais nos 19 concelhos da Região, foram recolhidas 401 antepropostas, tendo estes encontros contado com a participação de cerca de 1.700 pessoas.

Foram também rececionadas 151 antepropostas através do sítio do OP Açores na Internet, em https://op.azores.gov.pt.

Esta segunda edição do Orçamento Participativo dos Açores tem como novidades o aumento da verba destinada à execução das ideias propostas e votadas pelos cidadãos, no valor de um milhão de euros, uma nova área temática, a Cultura, e a possibilidade de apresentação de antepropostas de âmbito regional, para além das ideias por ilha, passando cada cidadão a poder votar duas vezes, ou seja, um voto numa proposta de âmbito regional e um voto numa proposta de âmbito de ilha.

Assim, por área temática, foram apresentadas 251 ideias na Juventude, 92 no Turismo, 72 na Cultura, 71 na Inclusão Social e 66 ideias na área do Ambiente.

Relativamente ao âmbito, 428 antepropostas são de ilha e 124 de âmbito regional.

Entre as 428 antepropostas de âmbito de ilha, 153 referem-se a São Miguel, 64 à Terceira, 60 ao Pico, 41 a São Jorge, 33 ao Faial, 27 às Flores, 26 à Graciosa, 16 a Santa Maria e as restantes oito ao Corvo.

Comparativamente à primeira edição do Orçamento Participativo dos Açores, realizada no ano passado, regista-se um aumento de 225 antepropostas, bem como um acréscimo de cerca de 500 cidadãos promotores das ideias.

Até ao final de junho decorre a análise técnica das 552 antepropostas apresentas, a cargo dos departamentos do Governo Regional, sendo divulgadas a 1 de julho as listas provisórias das propostas a submeter à votação e das antepropostas rejeitadas, através do endereço https://op.azores.gov.pt.

Os interessados podem acompanhar o OP Açores neste endereço eletrónico ou pelas redes sociais, em https://www.facebook.com/OPAZORES/ e https://www.instagram.com/op.azores/.

DL/Gacs

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem