Mais de 350 idosos da Lagoa vão receber pensões do Império de S. Pedro

Foto: CML

Este ano, e em virtude da pandemia Covid-19, um conjunto de  festividades a nível regional e local tiveram que ser canceladas e é por esta razão que a Lagoa não irá celebrar, como tem sido hábito há já 6 anos consecutivos, as tradicionais festas em honra do Divino Espírito Santo – Império de S. Pedro, na freguesia de Água de Pau.

No entanto, a autarquia decidiu numa vertente simbólica e solidária, assinalar a tradição açoriana que costuma aliar as componentes religiosa, cultural, social, histórica e gastronómica com a distribuição de 368 pensões por todas as freguesias do concelho.  A distribuição, a cargo da Câmara Municipal de Lagoa (CML), vai acontecer este sábado, 27 de junho, a todos os portadores do cartão Lagoa + Saúde.

Este ano, serão entregues mais 68 pensões do que no ano anterior, pois tem vindo a aumentar o número de beneficiários do cartão Lagoa + Saúde, por todo o concelho.

A pensão atribuída será constituída pelos tradicionais produtos característicos das Festas do Divino Espírito Santo, nomeadamente: pão caseiro, bolo de massa,  garrafa de vinho e carne.

Segundo Cristina Calisto, Presidente da CML, “estas festas religiosas são  demonstrativas das tradições do povo açoriano, e principalmente do espírito de partilha e confraternização, quando as pessoas se unem para celebrar a sua fé e devoção ao Espírito Santo. Este ano, não sendo possível este momento de união e partilha, quisemos, ainda assim, mostrar a nossa devoção e solidariedade para com pessoas que necessitam através da distribuição das pensões em honra ao Divino Espírito Santo”.

O cartão Lagoa + Saúde concede uma série de apoios a pessoas com 65 anos ou mais, mas também pessoas portadoras de deficiências ou reformados por invalidez. Assim sendo, beneficiam de apoio na medicação, redução na taxa de consumo de Água e de resíduos sólidos,  cabaz nas épocas festivas mais tradicionais, apoio por serviço de Teleassistência, organização de passeios ou atividades culturais.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário