Madalena do Pico promove curso de português para estrangeiros

© CMMP

Com o intuito de facilitar a integração plena dos imigrantes residentes no concelho da Madalena, na ilha do Pico, a autarquia promove um curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros, através do Centro Local de Integração de Migrantes. Franceses, italianos, alemães, japoneses, filipinos, americanos e ingleses, ao todo 18 imigrantes de diferentes nacionalidades residentes no Pico iniciaram o curso na passada quinta-feira.

De acordo com nota de imprensa enviada às redações, a iniciativa visa facultar aos imigrantes “uma importante ferramenta” para a valorização pessoal e profissional, sendo que “o curso permitirá ainda aos estrangeiros cumprir com as exigências legais requeridas para a aquisição de nacionalidade portuguesa e concessão de visto de residência”.

A formação, ministrada por Sílvia Nunes, na Escola Profissional do Pico terá uma duração de 150 horas, funcionando em regime pós-laboral, dinamizada em estreita parceria com a AIPA.

O curso é cofinanciado pela direção regional das Comunidades, sendo que a autarquia picoense destaca que o objetivo passa por “dar a oportunidade a todos os cidadãos estrangeiros de aprender português, conhecer melhor a nossa Ilha e a sua cultura, promovendo a sua efetiva integração na nossa comunidade e no nosso mercado de trabalho, em prol de um concelho verdadeiramente inclusivo”.

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário