LREC promove curso sobre Construção e Materiais Sustentáveis

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove, nos dias 3 e 4 de julho, um curso de Construção e Materiais Sustentáveis – estratégias, técnicas e métodos de avaliação e valorização.

Segundo o executivo regional, este curso pretende dotar os participantes de competências que lhes permitam uma atuação técnica e de gestão fundamentada no domínio da construção sustentável, com capacidade para usar ferramentas de apoio e avaliação de projeto, comparar soluções, selecionar materiais de construção.

Considerando que um dos grandes desafios que se colocam ao desenvolvimento sustentável é o impacto do ambiente construído, é essencial que a sociedade entenda a importância da alteração dos seus padrões de vida, da discrepância entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, da redução dos desperdícios e do consumo de recursos, do reaproveitamento, da reciclagem e da adoção de políticas económicas e sociais que promovam a sustentabilidade.

Um dos sectores considerado com maior impacte ambiental é o da construção, uma vez que consome grandes quantidades de materiais, matérias-primas e energia, sendo uma grande parte não renovável, e é um produtor significativo de gases nocivos. Assistimos também a uma saturação do mercado, com a construção nova e desertificação dos centros urbanos com a consequente degradação das habitações.

A inversão deste cenário, com a crescente valorização da reabilitação urbana, que se começa a sentir, ainda que timidamente, exige conhecimento técnico e estratégico, com domínio das ferramentas de apoio ao projeto e ao planeamento, mas também das grandes linhas orientadoras e dos mais recentes desenvolvimentos internacionais, em particular na Europa.

Neste contexto, o LREC, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, considerou oportuno promover um curso de formação teórico/prático nesta área.

Os interessados em participar neste curso poderão inscrever-se na página do LREC em www.lrec.azores.gov.pt.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário