Lançado site de apoio aos cuidadores dos Açores

FOTO DR

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou esta quinta-feira, 17 de setembro, em Ponta Delgada, que o site de apoio ao cuidador informal vai permitir, entre outras situações, que o cuidador submeta o seu pedido de reconhecimento, procure cuidadores formais na Bolsa de Cuidadores e efetue o pedido para Cartão de Identificação.

Andreia Cardoso falava na cerimónia de apresentação do site, que contou também com a presença do Diretor Regional da Saúde, durante a qual foram ainda assinados contratos com Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias para disponibilização de ‘Horas de Apoio ao Cuidador’ na ilha de São Miguel, num total de 1.164 horas.

“O site https://apoioaocuidador.azores.gov.pt/ foi criado com o intuito de facilitar o acesso e divulgar o Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal e também de tornar mais célere o contacto com os vários cuidadores informais”, disse a governante, acrescentando que este site resulta de um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo de 2019.

“O projeto ‘Cuidar de quem cuida – cuidadores informais’, com uma dotação de quase 50 mil euros, também prevê formação para os cuidadores informais em diversas áreas, bem como a publicação de materiais de suporte à sua intervenção, tendo abrangência regional e a duração de 24 meses”, acrescentou.

Na sequência da abertura dos Gabinetes Locais de Apoio ao Cuidador Informal em todos os concelhos dos Açores a 01 de setembro, a Secretária Regional tem vindo a assinar protocolos nas diversas ilhas para ‘Horas de Apoio ao Cuidador’.

As ‘Horas de Descanso do Cuidador’ são contratualizadas com Instituições Particulares de Solidariedade Social nas áreas dos idosos e das pessoas com deficiência que têm já uma relação de proximidade com alguns cuidadores.

DL/GaCS

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário