Lagoenses na diáspora homenageados pela autarquia

© CM LAGOA

No âmbito da deslocação de uma comitiva da câmara da Lagoa aos Estados Unidos da América (E.U.A.), foi realizado um encontro com os lagoenses na diáspora, anunciou hoje, 17 de maio, a autarquia.

De acordo com a câmara municipal, em comunicado, o objetivo passou por envolver ativamente todos os lagoenses nas Comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade, sendo que foram realizadas várias iniciativas, nomeadamente um convívio que decorreu no restaurante Cotalimar, em New Bedford.

A iniciativa contou com a participação de lagoenses oriundos de várias freguesias do concelho da Lagoa, tendo sido “este momento de confraternização abrilhantado pela atuação musical de Tony Rodrigues, Tony Borges, Daniel Guerra e David Loureiro”, destaca a autarquia lagoense. 

A ocasião serviu, ainda, para “enaltecer e manifestar um reconhecimento público aos emigrantes lagoenses radicados nos E.U.A., que são parte integrante da história da Lagoa e em quem se reconhece o amor à sua terra natal”. Foi, igualmente, “o momento para reconhecer todos aqueles, que embora não sendo da Lagoa, contribuíram para o enriquecimento do concelho na Diáspora”.  

Foram 20 as personalidades radicadas nos E.U.A. que receberam a distinção honorifica de mérito cívico municipal, com a atribuição de diploma e medalha,  por desempenharem um papel ativo, criativo e acutilante nos projetos que desenvolvem e assumirem uma missão interventiva na manutenção e valorização de tradições, que definem a identidade lagoense na América.

A câmara municipal salienta, também, que “valoriza e reconhece a adaptação, a integração e a resiliência de todos aqueles que mesmo longe apresentam percursos de vida que merecem ser reconhecidos”.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário