Log in

Lagoense Tomás França sagra-se campeão nacional

Açores somam dois campeões nacionais e arrecadam sete medalhas no total. Henrique Coutinho, também do Judo Clube Lagoa, alcançou a medalha de bronze

 Atletas açorianos conquistaram duas de ouro, uma de prata e quatro de bronze © AJAA

O lagoense Tomás França, atleta do Judo Clube Lagoa (Judolag), sagrou-se campeão nacional de judo em juvenis no passado dia 22 de junho. Guida Pereira do Clube Judo de Angra do Heroísmo também se sagrou campeã nacional. Henrique Coutinho, natural de Ponta Delgada, mas também do clube lagoense, subiu igualmente ao pódio, alcançando o terceiro lugar, a medalha de bronze. No total, os Açores arrecadaram sete medalhas e viram o clube da Lagoa sagrar-se vice-campeão nacional.

O Campeonato Nacional de Juvenis, organizado pela Federação Portuguesa de Judo, decorreu em Angeja, e foi destinado a atletas de 13 e 14 anos. Este ano, a competição contou com a participação de 312 atletas de todas as regiões do país.

O evento recebeu a participação de 19 equipas, sendo cinco femininas e 14 masculinas. Os Açores estiveram representados pelo Judolag na competição masculina, que foi reforçado por dois atletas de outros clubes açorianos.

Em declarações ao Diário da Lagoa, o treinador do clube da Lagoa, Bruno França diz que foi um fim de semana “fantástico” e explica que entraram “com uma confiança moderada” porque o sorteio foi difícil.

“Apanhamos nas eliminatórias duas das equipas candidatas à vitória do campeonato, fomos ganhando até à final e por uma unha negra não fomos campeões nacionais”, realça, referindo-se ao resultado por equipas em que foram vice-campeões. Quanto ao resultado alcançado, o treinador assegura que se deve ao trabalho que tem sido feito com “muito sacrifício dos atletas, famílias, treinadores”, diz.

“Raramente somos vistos nas festas, pois, ou estamos a treinar ou em provas. Mas depois vem a recompensa e é super gratificante”, explica o treinador lagoense.

Segundo comunicado da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores (AJAA), ao início, o sorteio “avizinhava-se bastante desafiante pois no primeiro embate o Judo Clube da Lagoa enfrentou o Clube de Judo do Montijo, uma equipa forte e equilibrada. Após esta vitória, defrontou e venceu o União Sintrense, vice-campeão nacional de 2023. Na meia-final, após um embate difícil e tendo sido necessário um combate extra para desempate, o Judo Clube da Lagoa saiu vitorioso e foi disputar a final, onde acabou por ser derrotado pelo Judo Clube Pragal”.

A Região Autónoma dos Açores esteve representada por 29 atletas de oito clubes, naquela que é a competição mais importante do calendário nacional para este escalão.

Os atletas açorianos destacaram-se ao conquistar um total de sete medalhas: duas de ouro, uma de prata e quatro de bronze.

Resultados dos atletas açorianos

-40kg: Guida Pereira (CJAH) – 1º Lugar

-50kg: Tomás França (JUDOLAG) – 1º Lugar

-42kg: Martim Fagundes (JCRG) – 2º Lugar

-52kg: Frederica Gonçalves (CEJA) – 3º Lugar

-63kg: Joana Roque (CJAH) – 3º Lugar

-73kg: Henrique Coutinho (JUDOLAG) – 3º Lugar

-81kg: Gonçalo Correia (CEDA) – 3º Lugar

-57kg: Sofia Corte-Real (CEJA) – 5º Lugar

-66kg: Marley Santana (CJAH) – 5º Lugar

-63kg: Liliana Veríssimo (CJAH) – 7º Lugar

-73kg: João Tavares (JUDOLAG) – 7º Lugar

-38kg: Miguel Freitas (JUDOLAG) – 9º Lugar

-42kg: João Braga (CJAH) – 9º Lugar

-46kg: Pedro Afonso (CEJA) – 9º Lugar

-66kg: Pedro Dias (JCPD) – 9º Lugar

avatar-custom

Clife BotelhoDiretor

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem