Lagoa vai ter reforço de fibra e rede móvel 5G

A câmara da Lagoa celebrou um protocolo de cooperação com a Altice Portugal com o objetivo de expandir a rede de fibra ótica no concelho da Lagoa de forma a alcançar uma taxa de disponibilidade igual ou superior a 95% do número de fogos até ao final do ano de 2022.
O acordo foi assinado no edifício dos Paços do Concelho, na cidade da Lagoa, com a presença do vice-presidente da autarquia, Frederico Sousa, e do membro do conselho executivo da Altice, João Epifânio.
A Altice Portugal é proprietária de uma rede de condutas instalada no concelho da Lagoa com cerca de 35 mil metros. O acordo, visa estabelecer uma relação de cooperação entre o município e a Altice tendo em vista a expansão da rede de fibra ótica e o reforço da cobertura da rede móvel no concelho.
Frederico Sousa entende que este protocolo “traduz-se num investimento em redes de comunicação de nova geração e na oferta de serviços baseados em redes de banda larga cruciais para o desenvolvimento da economia local e para o aumento da competitividade do território, reforçando assim o conceito de Lagoa Smart City.”
Este protocolo vai possibilitar que o município desenvolva um projeto de interligação em fibra ótica dos edifícios municipais de uma forma mais eficiente e com menores custos, mediante a utilização das condutas da Altice, evitar a duplicação de infraestruturas no município e reduzir o volume de intervenções no subsolo mediante o recurso às condutas do município que este venha a deter no futuro.
Além disso, serão instaladas três novas estações base nas freguesias do Cabouco, Água de Pau e Rosário, de forma a reforçar a cobertura de voz e dados móveis nas áreas envolventes, sendo ainda expectável o reforço da capacidade em 4G e a disponibilização de cobertura em 5G com uma taxa de 75% de cobertura até ao final de 2023.