No âmbito da realização do Forúm para a cooperação cultural, educativa e económica e da vinda de uma comitiva de cerca de cem pessoas oriundas das cidades geminadas com Lagoa nos Estados Unidos, Canadá, Cabo Verde e Algarve, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, vai submeter, na próxima terça-feira, dia 20 de junho, uma proposta de geminação entre os municípios de Lagoa (Açores) e Fairhaven, localizada no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América. A Assembleia Municipal extraordinária está, assim, agendada para as 19h00, onde decorrerá a assinatura do protocolo de geminação entre os dois municípios após aprovação do mesmo.
Segundo uma nota enviada à nossa redação, esta é a 10º geminação que o Município de Lagoa concretiza, estando já geminado com a Vila de Sainte Thérèse no Canadá (1994); Dartmouth (2003); Rehoboth (2005); Bristol (2006); New Bedford (2007); Taunton (2008); Lagoa Algarve (2008); Biguaçu de Santa Catarina no Brasil (2010) e Santa Cruz da ilha de Santiago de Cabo Verde (2013).
Estas geminações, vêm ao encontro da politica implementada pela autarquia que visa criar sinergias e potenciar contactos que possam constituir um contributo para o desenvolvimento turístico, cultural e económico do concelho de Lagoa.
Esta geminação tem como principal objetivo promover, de forma regular e gradativa, a aproximação pragmática e qualitativa entre os dois concelhos, instituindo relações de proximidade e de colaboração. Visa, assim, criar condições de cooperação suscetíveis de gerar e potenciar sinergias em ordem ao progresso e desenvolvimento das suas realidades culturais e socioeconómicas, assim como promover e enaltecer os laços históricos entre o povo português e o povo americano e emigrantes, mais propriamente entre o concelho de Lagoa, nos Açores e Fairhaven, nos Estados Unidos da América (EUA), através da promoção do intercâmbio, nos domínios cultural, social, educativo e turístico e noutros que sejam do interesse das populações dos dois Municípios e designadamente das suas diversas organizações representativas e, também, estabelecer como prioridade a dinamização do espaço geopolítico da lusofonia e dos povos que o integram.
Por outro lado, pretende-se, igualmente, com a mesma apoiar atividades e cooperar com vista ao fomento da economia e do turismo, a promoção de visitas entre os municípios, o incentivo ao intercâmbio de publicidade (anúncios e programas das diferentes manifestações de caráter festivo e turístico); no apoio a entidades, especialmente as de natureza privada associativa, que tenham por objeto o fomento da cultura e da promoção do turismo; e o desenvolvimento de programas no âmbito do setor da educação que permitam o aprofundamento de conhecimentos e a formação de jovens e crianças em ambos os municípios.
DL/CML
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta