A Câmara Municipal de Lagoa realizou mais uma ação de sensibilização ambiental, nomeadamente uma ação de limpeza da orla costeira e subaquática do concelho de Lagoa.
Segundo Verónica Almeida, esta iniciativa insere-se na política estratégica levada a cabo pelo executivo camarário, em matéria de ambiente principalmente no que respeita às limpezas junto à orla costeira lagoense, uma das mais bonitas dos Açores.
À semelhança do que vem sucedendo nos últimos anos, os lagoenses voltaram a juntar-se em prol da defesa e preservação do ambiente, numa ação parceira desenvolvida pelo CEFAL, CALAG e Clube Náutico, contando com o apoio da Câmara Municipal e de diversas colaborações e parcerias.
A adjunta da presidência da autarquia lagoense, em declarações ao jornal Diário da Lagoa, destacou a importância do envolvimento da crianças nestas ações, sendo que, segundo referiu, “serem as crianças a realizarem estas ações, é pensar no futuro”.
Verónica Almeida adiantou que as crianças são os que irão desenvolver a sociedade no futuro, e serão eles que irão transmitir os atuais valores.
Por seu turno, Gilberto Vieira, o presidente da Junta de Freguesia do Rosário, considerou que se trata duma ação importante de sensibilização, para que as pessoas o possam fazer no seu dia-a-dia e em suas casas, pensando igualmente no futuro.
Além da limpeza realizada, tiveram lugar outras atividades, destinadas aos mais novos, designadamente com pinturas faciais e um atelier de instrumentos musicais, promovido pelos alunos do curso de Animação Sócio Cultural da Escola Secundária de Lagoa.
O Porto dos Carneiros e as Piscinas Municipais de Lagoa acolheram ainda a exposição fotográfica “Lagoa debaixo e fora de água” de Nelson Raposo, constituída por vinte fotos, dividindo-se em duas partes: uma primeira divulgando a potencialidade e biodiversidade existente da marinha existente na zona, sendo esta exposta nas Piscinas da Lagoa e a segunda parte homenageando a faina da pesca, que ficará exposta no Porto dos Carneiros.
Houve ainda espaço para um atelier de reutilização de resíduos e materiais com Tiago Apolinário e a pintura de um painel pelo jovem José Pacheco.
DL
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta