Lagoa promove workshop de segurança na internet

© DR

No próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 10h30, irá decorrer online um workshop gratuito de segurança na internet, organizado pela Câmara Municipal de Lagoa e ministrado pelo formador Luís Costa.

Numa altura em que o teletrabalho é, cada vez mais, uma opção utilizada por numerosas pessoas, a autarquia achou fulcral realizar esta formação, já que, segundo dados do gabinete de cibercrime da Procuradoria-Geral da República, o crime informático tem vindo a aumentar exponencialmente.

Este workshop destina-se a toda a comunidade, em geral, que utiliza a internet para fins pessoais e profissionais, e tem como principal objetivo demonstrar um conjunto de conhecimentos sobre os diversos recursos disponíveis na Web 2.0 e quais as potencialidades e riscos inerentes à sua utilização, nomeadamente com definições sobre navegar em segurança na internet; a utilização em segurança do correio eletrónico e a utilização correta das redes sociais.

A Câmara Municipal de Lagoa pretende alertar e fornecer as ferramentas necessárias para lidar com os perigos na internet, desenvolvendo métodos de proteção e fornecendo um conjunto de dicas e boas práticas, que visam orientar e incentivar uma utilização responsável da internet, maximizando os benefícios que esta oferece e evitando todas as situações de risco. Simultaneamente, a literacia digital e mediática será cultivada, fomentando o espírito crítico, como forma de incrementar uma cidadania ativa e consolidar uma verdadeira democracia.

Assim, no final do Workshop, todos os formandos deverão ser capazes de utilizar a internet de forma mais segura, usar as redes sociais e o correio eletrónico, responsavelmente e em segurança.

O Workshop terá a duração de duas horas e o mesmo será transmitido, em direto, no canal de Youtube da Câmara Municipal de Lagoa.

De salientar que, tendo em conta a situação pandémica, o Workshop irá decorrer online, através da plataforma Jitsi Meet, sendo necessário que todos os participantes tenham ligação à internet, uma webcam e para interagir com o grupo ou com o formador, será necessário um microfone.

Todos os interessados em participar nesta formação, deverão efetuar a sua inscrição através do seguinte formulário: https://forms.gle/fbWYdov9XCMfFmiM7; ou telefonar para o 296 960 600; ou via e-mail para: educacaoecultura@lagoa-acores.pt.

Após a inscrição, os formandos irão receber o link de acesso ao Workshop da plataforma Jitsi Meet, através do e-mail facultado no formulário, pelas 10h00, do dia 20 de fevereiro, sendo que todos os participantes receberão um guia de boas práticas, com os conteúdos lecionados, e um certificado de participação.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário