Lagoa promove mês da alfabetização e das literacias

FOTO DR

A convite da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA), a Câmara Municipal de Lagoa irá associar-se à iniciativa nacional «Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias».

Esta iniciativa irá decorrer durante todo o mês de setembro e consiste em promover um, ou mais eventos, de índole diversa, de forma a sensibilizar e apelar à responsabilidade individual e coletiva para o combate às baixas literacias e para a relevância da leitura e da escrita.

Durante o mês de setembro vão ser realizadas seis atividades nas redes sociais oficiais da autarquia e na praça de Nossa Senhora do Rosário.

A primeira atividade consiste no lançamento, online, nas redes sociais da autarquia, de pequenas notas biográficas, de vários autores lagoenses, ao longo de cada semana do mês de setembro.

A segunda iniciativa incluirá a colocação de colunas com áudio para declamação de poesia e leitura de excertos de obras, na Praça de Nossa Senhora do Rosário.

A terceira atividade desenvolvida pela Câmara de Lagoa será a instalação de um mural, na mesma praça, com excertos de obras e frases alusivas ao tema da alfabetização e literacias. Este mural será decorado pelas crianças que frequentam o CATL “O Borbas”. A par disso, irá ser colocado um “estendal” com citações de diversas obras, com escrita também em braille, integrando, assim, o projeto “Network of Role Models”, promovido pela Comissão Europeia e pela Câmara Municipal de Lagoa. O evento conta, ainda, com animação musical, a cargo de um artista lagoense, Anderson Ouro Preto, que animará, pontualmente, algumas das atividades.

Durante o mês de setembro, como forma de promoção da literacia cultural e do Guia de Atividades Educativas – “Aprender com o Éduca”, irão ser divulgados nas redes sociais oficiais vídeos de apresentação de alguns dos núcleos museológicos do Museu Lagoa – Açores.

Paralelamente, decorrerá o projeto “Éduca em Casa”, com a semana «O Universo aos Teus Olhos – Semana da Leitura», que se destina a um público infantojuvenil,  uma atividade que consiste no lançamento, através das redes sociais oficiais, de três vídeo-books e da divulgação da aplicação Inventeca, cuja funcionalidade é a elaboração de histórias, em conjunto com os participantes do projeto Férias na Biblioteca, que irão criar a sua história, a fim de exemplificar a utilização desta aplicação.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário