Lagoa promove encontro «Expressões Criativas: biografias, motivações e práticas educativas»

© DL

O Museu de Lagoa-Açores, promove o encontro «Expressões Criativas: biografias, motivações e práticas educativas», no dia 20 de abril, a partir das 9h00, no Nonagon, anunciou ontem a autarquia da Lagoa.

O evento assinala o Dia Mundial da Arte, celebrado anualmente no dia 15 de abril, e insere-se no âmbito das Comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade.

Estruturado de forma a abordar a educação e a arte, o programa decorre no período da manhã, entre as 9h00-12h45, e conta com vários momentos. Fátima Claudino, da Comissão Nacional Portuguesa da UNESCO, fará a conferência de abertura centrada na importância das expressões artísticas para o desenvolvimento do indivíduo. O primeiro painel, «Biografias e motivações artísticas – testemunhos na primeira pessoa», conta com a partilha de Victor Almeida na área da expressão plástica, Rui Soares na fotografia, Pedro Almeida Maia na escrita, e Cármen Subica na música.  Já o segundo painel aborda formas de educação pela arte em diferentes contextos educativos: Ana Rochate de Almeida fará a comunicação «Mãos na massa: práticas de educação pela arte na infância»; Leonardo Sousa aborda a pertinência de um trabalho educativo focado na criatividade e Margarida Andrade orienta a sua comunicação para o tema da arte como ferramenta de inclusão.

Segundo a Câmara da Lagoa, enquanto decorre o II Painel, os interessados terão a possibilidade de conversar, individualmente, com os oradores do primeiro painel na zona de café do Nonagon. Este “speak dating” almeja facilitar a partilha de dúvidas com os artistas de uma forma mais próxima e direta.

No espaço do evento estarão patentes duas mostras expositivas. Uma mostra de arte infantil com a participação das crianças de algumas valências CATL do concelho e uma mostra de trabalhos do artesão bonecreiro João Arruda que interpretará, através da arte bonecreira, obras da História de Arte.

O evento conta com a parceria da Comissão Nacional Portuguesa da UNESCO e do Nonagon, bem como com a colaboração da Escola Secundária de Lagoa e instituições locais com valências de Centros de Atividades de Tempos Livres na realização da mostra de arte infantil.

O Encontro direciona-se preferencialmente para profissionais da área da educação e/ou cultura, bem como para estudantes destas áreas.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas até ao dia 18 de abril, através do contacto 296 912 510 ou via e-mail para: museu@lagoa-acores.pt.

DL

 

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário