A Lagoa fez história ao reunir num Forum autarcas das suas 10 cidades ou concelhos irmãos que vieram dos Estados Unidos, Canada, do Continente e de Cabo Verde, e, que trouxeram consigo gente do mundo dos negócios, da educação, da cultura e das artes.
Foi uma experiência única e inédita com tanta gente experiente nas áreas citadas que partilharam muitas experiências com os seus irmãos antes ligados pelo papel e agora unidos nas ideias e em acções concretizadas e a concretizar.
A abrir o forum estiveram a Presidente da Câmara Cristina Calisto e o director das Comunidades Paulo Teves.
O sucesso desta iniciativa culminou com a divulgação da concretização de um negócio,no decorrer do Forum, numa das comunicações dos empresários . Trata-se duma parceria de negócio de âmbito turístico e prestação de serviços entre um empresário da Vila de Bristol com outro da cidade irmã de Lagoa (Atlantimagia Turismo), entre Louis Victorino de Bristol e Paulo Cordeiro do Rosário da Lagoa, Açores, na freguesia do Rosário, mais concretamente.
A Lagoa está geminada com cidades dos EUA onde estão radicados seus directos colaboradores das suas iniciativas comunitárias. Graças à sua experiência e às inúmeras acções que eu pessoalmente fui promovendo, quer ao serviço da Câmara Municipal de Lagoa, de 1990 a 2009 e depois disso até hoje, através de intercâmbios culturais, escolares, etnográficos, exposições de presépios da Lagoa desde 1996 até hoje por toda a costa leste e oeste dos EUA, muitos projectos se realizaram e envolveram milhares de pessoas nas últimas decadas.
A Lagoa é o concelho mais bem colocado nas comunidades emigrantes a realizar projectos comunitários nos EUA e Canada devido à longa experiência, como disse, ao longo dos últimos 30 anos. Dificilmente algum município nos Açores poderá bater com tão elevado sucesso a Lagoa em acções comunitárias nestes dois países.
Hoje ao participar e colaborar com a Câmara Municipal de Lagoa, meu concelho, tive um dos melhores e mais bem conseguidos dias de sucesso da minha vida ao serviço da comunidade emigrante autarca, empresarial, educativa, cultural e artes plásticas.
Quem não participou deste Forum, jamais poderá imaginar o sucesso que hoje se viveu na Lagoa. Como de costume, a comunicação social colheu imagens e testemunhos antes do inicio do Forum. Nada de novo. Foi sempre assim, desde que me lembro. Todavia nunca saberão nem transmitirão nada sobre o sucesso deste evento. Não estiveram lá quando ele decorreu, infelizmente. Mas, de uma coisa eu sei, o Magazine A PRAÇA e o seu editor deslocou-se de Bristol à Lagoa para fazer a cobertura total assim como o Jornal “Diário da Lagoa” único orgão escrito e falado que esteve também por algum tempo presente no decorrer do Forum. Ambos darão conta do sucesso desta iniciativa. Disso tenho a certeza.
Por: RoberTo MedeirOs – Colaborador do Forum para a cooperação cultural, educativa e comercial de Lagoa de 19 a 25 de Junho de 2017.
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta