Lagoa celebra dia internacional da cidade educadora

© CM LAGOA

A câmara municipal da Lagoa vai celebrar o Dia Internacional da Cidade Educadora, que se comemora a 30 de novembro, com várias atividades e eventos ao longo do mês de novembro. Este ano, o lema será “A cidade educadora, cidade de paz e oportunidades”.

Na Lagoa, as comemorações tiveram início no dia 5 de novembro com o museu aberto no Núcleo Museológico da Mercearia Central – Casa Tradicional, situada na vila de Água de Pau. Esta iniciativa deu voz a dois dos princípios das cidades educadoras: acesso à cultura e identidade da cidade.

Entre 16 e 19 de novembro a praça Nossa Senhora do Rosário será palco do evento Lagoa + Saudável – Feira de Saúde e Bem-Estar. Trata-se de um certame onde a população terá oportunidade de fazer diversos rastreios, praticar atividade física, atividades lúdico-educativas, atividades de promoção do autocuidado e do bem-estar, assistir a showcookings e conhecer uma mostra de serviços de saúde.

A feira incluirá, também, um ciclo de conferências que terão lugar no cineteatro Francisco d’Amaral Almeida. Este evento vem cumprir, assim, os princípios das cidades educadoras de educação inclusiva ao longo da vida, política educativa ampla, diálogo intergeracional, sustentabilidade, promoção da saúde e formação de agentes educativos.

No dia 24 de novembro terá lugar, no auditório da câmara municipal da Lagoa, uma assembleia jovem. Esta pretende comprovar que a Lagoa é uma cidade educadora através de vários princípios como: educação inclusiva ao longo da vida; política educativa ampla; governação e participação dos cidadãos; educação para uma cidadania democrática e global.

No dia em que se celebra o Dia Internacional da Cidade Educadora, 30 de novembro, a autarquia irá hastear, nos Paços do Concelho, a bandeira Lagoa – Açores, Cidade Educadora. No âmbito desta comemoração será entregue às escolas e centros de atividades de tempos livres o jogo pedagógico “Conhecer a Lagoa”.

Categorias: Local

Deixe o seu comentário