Lagoa assinala primeiro aniversário da sua Geotour

© CM LAGOA

O primeiro aniversário da Geotour da Lagoa foi assinalado ontem, 24 de julho, com a inauguração de um pequeno painel de azulejos, numa cerimónia que decorreu na baía de Santa Cruz, anunciou a câmara da Lagoa.

Na ocasião, a presidente da autarquia lagoense, Cristina Calisto, disse que se trata de “reconhecer a importância que o geocaching tem desempenhado na diversificação da oferta turística no concelho”. Apesar de direcionado para um nicho específico do mercado turístico, a autarca considera que “o geocaching tem conseguido captar visitantes para o concelho, mostrando diversos locais e paisagens lagoenses através de uma perspetiva única”. Por fim, a presidente manifestou orgulho pelo trabalho desenvolvido e reiterou o apoio da autarquia nesta vertente de turismo ativo, com a renovação por mais um ano da Geotour.

O momento serviu, ainda, para a apresentação de uma nova geocoin que pretende assinalar os 500 anos de elevação da Lagoa e vila e sede de concelho, para além do lançamento de uma nova cache alusiva à data.

A Lagoa Geotour é a mais recente de quatro geotours existentes no país e resultou de uma estreita colaboração entre a câmara municipal de Lagoa e o clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa, permitindo a criação de 40 caches que abrangeram todos os lugares e freguesias do concelho.

De acordo com dados avançados pela autarquia, desde o seu início, a Geotour já foi visitada por quase duas centenas de geocachers, tendo sido registadas 864 visitas às 40 caches que a integram, sendo 836 encontradas e 28 não encontradas. A maioria dos geocachers são de nacionalidade portuguesa (59%), seguindo-se os de nacionalidade alemã (15%), suíça (5%), belga (4%), holandesa (3%) e dinamarquesa (3%).

A Lagoa Geotour nasceu a 24 de julho de 2021. O seu objetivo passa por proporcionar ao praticante do geocaching uma forma singular de conhecer diversos locais de índole turística, para além de assumir uma vertente histórica, cultural, ambiental e pedagógica.  

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário