Lagoa assinala hoje o Dia do Combatente

© CML

A Lagoa assinala hoje, 9 de abril, o Dia do Combatente, promovido pelo Núcleo das Ilhas de São Miguel e Santa Maria da Liga dos Combatentes, inserido nas Comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade.

Para assinalar a data e homenagear os militares falecidos na Guerra Ultramarina, realizou-se esta manhã, na igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Missa em sufrágio, seguindo-se depois a Cerimónia Militar na Praça do Rosário.

No convento de Santo António, na freguesia de Santa Cruz, realizou-se às 11h30 uma Palestra alusiva à I Guerra Mundial, proferida pelo Coronel José M. Salgado Martins, seguindo-se a inauguração da exposição “Dever de Memória – Monumentos nos Açores da I Guerra Mundial e Guerra Ultramarina”.

Na ocasião o vice-presidente da Câmara da Lagoa, Frederico Sousa, referiu que “esta homenagem aos antigos combatentes portugueses permite reavivar a memória de todos e principalmente, dos mais jovens, sobre a história e luta que os nossos antepassados tiveram, em prol da paz e defesa do nosso país. Hoje e em pleno século XXI, após uma pandemia e na atualidade, com a guerra a decorrer na Ucrânia, este dia ganha um significado superior”.

O autarca lagoense acrescentou ainda que, “é de louvar todos os soldados que, no passado e nos dias de hoje, combatem pela paz, ajudam em situações inimagináveis provocadas pelo homem ou por desastres naturais”.

DL

 

Categorias: Local

Deixe o seu comentário