Log in

Lagoa assinala Dia Mundial do Oceano com limpeza costeira e início da época balnear

© CM LAGOA
pubpub

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa – CEFAL, em colaboração com diversas instituições regionais e forças vivas do concelho, vai realizar, a 13.ª edição da Limpeza da Orla Costeira e Subaquática, no dia oito de junho, assinalando o Dia Mundial do Oceano e o início da época balnear, segundo nota de imprensa da autarquia lagoense.

Este ano, a limpeza da orla costeira e subaquática incidirá em quatro zonas: do Porto dos Carneiros até o Portinho de São Pedro; do Porto dos Carneiros até ao Complexo de Piscinas Naturais de Lagoa; Calhau da Relvinha e Baixa D´Areia.

O dia marca igualmente o início da época balnear no concelho de Lagoa, sendo que, no Complexo de Piscinas Naturais e na zona balnear da Caloura, terá início a oito de junho e, na zona balnear da Baixa d’Areia, a seis de julho. A época termina a oito de setembro, no Complexo de Piscinas Naturais, e a 28 de setembro na zona balnear da Caloura e na Baixa d’Areia.

A limpeza da orla costeira é uma atividade que está inserida no plano anual de atividades do CEFAL, bem como no Programa Bandeira Azul, com o tema anual “O Mar precisa de líderes, a tua praia é a tua casa!”.

De acordo com a câmara, a concentração terá lugar no Porto dos Carneiros, onde a interdição à navegação estará assegurada, estando previsto o início da atividade pelas 11h00, e estendendo-se até às 13h00. Vai ser ainda realizada uma limpeza no talude do Porto dos Carneiros, através da prática de rappel.

A limpeza subaquática decorrerá na zona do Porto dos Carneiros e Complexo de Piscinas Naturais de Lagoa. Os interessados em participar terão de ter curso de mergulho e trazer o seu material. No caso de não terem material de mergulho, deverão entrar em contato com o Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal da Lagoa.

Esta atividade encontra-se inserida na “Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas dos Açores 2023”, no âmbito das comemorações do Dia Europeu do Mar, que foi assinalado, no dia 20 de maio, pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM). Esta campanha surge, ainda, no âmbito projeto «Life IP Azores Natura», de que a DRPM é parceira beneficiária nas ações “Minimizar o impacto do lixo marinho nos habitats costeiros marinhos” e “Gestão de habitats costeiros – recifes costeiros”, e do projeto (Interreg Mac) OceanLit.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.