Lagoa assinala dia internacional sem sacos de plástico

© CM LAGOA

A câmara municipal da Lagoa, através do CEFAL – centro de educação e de formação ambiental da Lagoa, irá assinalar o dia internacional sem sacos de plástico, comemorado, anualmente, no dia 3 de julho.

Nesse âmbito, a iniciativa terá lugar nas zonas balneares galardoadas do concelho da Lagoa, sendo que o principal objetivo desta ação passa pela consciencialização de todos para a redução do consumo excessivo de sacos de plástico, nocivo para o ambiente.

Esta chamada de atenção pretende minimizar o impacto negativo da utilização dos sacos de plástico no ambiente e alertar a comunidade para as diversas alternativas existentes.

Decorrerá, assim, e à semelhança dos anos anteriores, uma ação de sensibilização junto dos banhistas, na zona balnear da Caloura e no complexo municipal de piscinas, para a não utilização de sacos de plástico, através da entrega, simbólica, de um saco de pano. Este saco de pano, contém uma mensagem que pretende alertar os veraneantes para o facto que “milhares de animais marinhos morrem, anualmente, por asfixia e ingestão de sacos de plástico.”

De salientar que esta atividade está inserida no programa bandeira azul, cujo tema anual é “Recuperação de Ecossistemas.” Este tema revela-se incontornável, considerando que a degradação dos ecossistemas tem um impacto direto no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a “Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.”

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário