Este ano, e por forma a contornar a situação causada pela pandemia do Coronavírus, a Câmara Municipal de Lagoa irá comemorar o Dia Internacional dos Museus, assinalado hoje, 18 de maio, de forma diferente.
Um documentário sobre o antigo convento franciscano de Santo António, atual sede do Museu de Lagoa-Açores ficará disponível online para todos os interessados.
A peça, com uma duração de cerca de vinte minutos, começa por abordar a importante ação missionária desenvolvida pela Ordem de São Francisco nos Açores, na qual se integra a campanha construtiva das suas casas conventuais em oito ilhas do arquipélago. Partindo de uma abordagem mais genérica o vídeo analisa, seguidamente, o exemplo do convento de Santo António na Lagoa, informando o espetador sobre a cronologia em que foi erigido, as razões da sua designação e da invocação da igreja, e ainda as condicionantes históricas que determinaram a sua espacialidade.
Este documentário ficará disponível, ao público, no portal e nas Redes Sociais da autarquia, e é o primeiro deste género que a instituição está a preparar, com a intenção de permitir a realização de visitas virtuais a todos os seus núcleos museológicos.
DL/CML
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta