Lagoa assina Dia Internacional dos Museus

© CM LAGOA

A câmara municipal da Lagoa assinala durante o dia de hoje o Dia Internacional dos Museus através da realização de várias iniciativas. As comemorações iniciam-se com a divulgação do projeto “Mosaico de Vidas”, na página de facebook da edilidade, às 14h00.

Trata-se de um projeto já divulgado junto dos que assistiram às comemorações do feriado municipal que visa preservar a memória individual e coletiva, almejando valorizar personalidades naturais e/ou residentes na Lagoa ou na diáspora que contribuem para o enriquecimento do concelho.

Às 16h30, decorrerá a iniciativa intitulada “Museu fora de portas: o núcleo museológico do Cabouco vai ao CATL da santa casa da misericórdia».  Preparada e pensada para o público infantil, esta atividade pretende divulgar parte do acervo do núcleo museológico do Cabouco, nomeadamente o que concerne ofícios tradicionais.

Para o público em geral, pelas 20h00, na igreja Matriz da Lagoa, será promovida a conferência “Evangelizar pela Arte” seguida de um momento musical. Esta iniciativa pretende refletir sobre a relação entre a arte e a evangelização, partilhar ideias e experiências, compreender o papel dos museus eclesiásticos, decifrar o património religioso e compreender a sua influência no processo evangelizador.  

A conferência, de entrada gratuita, terá como oradores o padre Hélio Soares, pároco das Capelas e investigador, e Joana Simas, técnica superior de património e museologia a exercer funções de colaboradora do museu da Lagoa-Açores e coordenadora científica da coleção visitável da Matriz da Lagoa. Por seu turno, no dia 20 de maio, a partir das 14h15, uma turma do 7.º ano da escola secundária da Lagoa irá visitar o centro cultural da Caloura.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário