Lagoa apresenta programa comemorativo dos 500 anos de elevação a vila e sede de concelho e 10 anos de cidade

© DL

Em conferência de imprensa no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho, na Lagoa, decorreu hoje, 4 de abril, a apresentação do programa das comemorações dos 500 anos de elevação da Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade.

A autarquia lagoense assinala a data com a realização de uma série de atividades que pretende que “extravasem o carácter meramente celebratório, articulando-se com os eixos estratégicos que alicerçam esse propósito, contribuindo para a sua sustentação, e para perspetivar o futuro do concelho”.   

Nesse âmbito, o vasto programa das comemorações irá realizar-se de 11 de abril a 16 de dezembro de 2022 e pretende envolver, ativamente, todos os munícipes, destacando o espaço territorial lagoense e abrangendo cinco eixos estruturais: Educação, Cultura, Desporto, Saúde e Economia.

A presidente da Câmara Municipal, Cristina Calisto, em declarações ao Diário da Lagoa (DL), destaca que “o objetivo deste programa foi sobretudo valorizar o nosso território. Nós temos um compromisso com a nossa população que não é de agora, é um compromisso que já tem 500 anos, e, no fundo, é elevar o nosso nome, deste concelho e projetá-lo”.

“Todos os momentos identificados [no programa apresentado] servem para enaltecer o nome da Lagoa e mostrar uma História que foi positiva. Em cinco séculos [a Lagoa] traçou um caminho que foi diferente ao longo desse tempo, com a época áurea da laranja, a época áurea da industrialização e agora com a época do conhecimento e da tecnologia. A Lagoa sempre foi pioneira nestes vários momentos e no contexto da ilha e da região”, defende a autarca lagoense.

Na ocasião foi revelado também que “de abril a dezembro, a autarquia irá publicar no jornal Diário da Lagoa um suplemento sobre os 500 anos, publicado mensalmente” e em que a autarquia colocou “os jovens a desenvolver esse projeto, com o jornal O Neurónio, da Escola Secundária da Lagoa, envolvendo as turmas desta escola, apostando na escrita criativa e na banda desenhada”. 

O programa comemorativo esteve a cargo de uma Comissão criada para o efeito, constituída por alguns elementos da Câmara Municipal de Lagoa e por representantes de instituições do concelho.  

Os leitores podem consultar o Programa no Suplemento “500 anos” publicado no DL deste mês, clicando, aqui.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário