Lagoa apresenta Festival Sabores do Mar

Pratos de raia, bicuda, chicharro, veja, cavala entre outros sabores da Costa Sul lagoense vão poder ser desfrutados no Festival Sabores do Mar, que irá decorrer entre 18 a 23 de junho, no concelho de Lagoa. Aderiram a esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Lagoa em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, dez restaurantes que, por esta ocasião, vão apresentar nas suas ementas diárias, para almoço e jantar, pratos típicos e especialidades feitas à base de peixe, que poderão ser degustados a partir de 7,50 €.

Em nota de imprensa a autarquia destaca que o objetivo deste festival assenta em valorizar o sabor do mar, através de peixes de baixo valor comercial e apelar à criatividade de cada restaurante na elaboração dos seus pratos e captar visitantes à Lagoa por esta altura do ano. Por outro lado, esta iniciativa vem no seguimento da realização do Festival Lagoa Bom Porto – Festa em honra de S. Pedro Gonçalves Telmo, que se realiza de 20 a 23 de junho, no Porto dos Carneiros, constituindo já uma referência turística no concelho de Lagoa, aliada à valorização da atividade piscatória e da gastronomia à base de peixe, onde, nesta edição, será apresentado o pastel de raia, como iguaria gastronómica do evento.

Foi deixado também o desafio aos chefes de cozinha, podemos ler, de todos os restaurantes que possam aprender a confecionar o pastel de raia com a Escola de Formação Turística  e Hoteleira de Ponta Delgada, para que o pastel de raia possa ser servido como entrada das suas ementas, entre o dias 18 e 23 de junho, potenciando, desta forma, este produto local confecionado de propósito para um evento no concelho de Lagoa, integrado numa valorização que se quer ao peixe e à atividade piscatória nos Açores.

Os restaurantes que aderiram a esta iniciativa foram, realça aquela nota, “José do Rego”, com chicharros recheados, “Q’ É Nosso”, com buffet variado composto por várias iguarias, “Ondas do Mar”, com Atum à Bom Porto; “Taberna 13 13”, com maionese de raia;  “Aromas das Ilhas”, com filete de veja em cama de broa;  bar/restaurante “Caloura”, com peixe do dia grelhado;  “O Carlos”, com caldeirada de congro; “O Rabaça” e “Alambique”, com chicharros; “Borda D’Água”, com bicuda; e “Cervejaria Melo Abreu”, com chicharros recheados, entre outros pratos confecionados que vão fazer do sabor do Mar um atrativo na Lagoa.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário