Log in

Lagoa aposta na recolha de resíduos porta-a-porta

Foto: CML
pubpub

A Câmara Municipal de Lagoa vai adquirir ecopontos domésticos de 35 litros para distribuir por todas as habitações do concelho, além do reforço em ações  de sensibilização ambiental e da aquisição de compostores domésticos e ecopontos de maiores dimensões para a indústria e comércio.

Trata-se de uma medida da Câmara Municipal de Lagoa, no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Açores 2020. Representa um investimento total de 512.769,00€, financiados a 85% pelo POAçores2020,  e que permitirá dar continuidade à aposta do município no sistema porta-a-porta de recolha de resíduos.

A presidente da Câmara Municipal de Lagoa,  Cristina Calisto, acredita que “com a entrega dos ecopontos domésticos por todas as habitações do concelho, daremos uma nova imagem à recolha seletiva, excluindo a necessidade dos sacos de plástico e eliminando uma das mais habituais desculpas identificadas nas campanhas de sensibilização ambiental referente à falta de contentor doméstico”.

De referir, ainda,  que segundo os dados da Musami –  Operações Municipais do Ambiente, em 2019 o concelho de Lagoa aumentou os valores da recolha seletiva em 32% face a 2018, sendo também um dos municípios com melhores indicadores de reciclagem em S. Miguel, com 36%  dos resíduos entregues na Musami a serem provenientes da recolha seletiva.

Contudo, apesar de uma evolução positiva, a autarquia aposta em melhorar este indicador, procurando igualmente atingir a meta europeia para 2025 de 55% dos resíduos urbanos serem encaminhados para a reciclagem, tanto pelo efeito potenciador deste investimento como pela futura alteração no modelo de recolha, com a introdução da recolha de resíduos urbanos biodegradáveis, que só avançará com a existência de um destino adequado para estes resíduos, nomeadamente com a entrada em funcionamento do centro de tratamento biológico da Musami.

Recorde-se que, o concelho de Lagoa, além do parque de resíduos de Lagoa aberto de segunda a sábado das 9h00 às 16h00 para os seus munícipes, tem em todas as freguesias, a seguinte escala semanal de recolha porta-a-porta:

Segunda-feira e quinta-feira: Embalagens de cartão e papel; embalagens de plástico e metal

Quarta-feira: Embalagens de vidro

Segunda-feira – Resíduos Verdes Urbanos (cortes de sebes, manutenção de jardins e semelhantes): recolha gratuita mediante marcação

Sexta-feira – Objetos/equipamentos domésticos fora de uso (Monstros): recolha gratuita mediante marcação

Terça-feira e sexta-feira: indiferenciado (resíduos sólidos urbanos não enquadráveis nas recolhas anteriores)

DL/CML

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem