Lagoa apela à consciencialização do consumo da água

© D.R.

O Cefal – Centro de Educação E Formação Ambiental, irá assinalar o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, data instituída pela Organização das Nações Unidas – ONU, anunciou hoje, 16 de março, a Câmara da Lagoa.

A APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas irá promover pelo segundo ano consecutivo, o Dia Mundial da Água, numa ação intitulada “H2Off – Hora de Fechar a Torneira”, sendo uma iniciativa que pretende levar à reflexão sobre o uso da água, consciencializando, desta feita, a população para que o seu consumo seja mais eficiente e equilibrado.  

A autarquia lagoense, em nota de imprensa enviada às redações, apela, assim, a todos os lagoenses para “participarem neste desafio que consiste em fechar a torneira da água, o sistema de rega e o funcionamento de fontes decorativas, durante 60 minutos, mais precisamente das 22h00 às 23h00, do dia 22 de março, fazendo deste singelo gesto, um momento consciente e deliberado”.  

Pela primeira vez, a autarquia será parceira deste movimento que pretende promover a reflexão sobre problemas relacionados com os recursos hídricos e incentivar a população no sentido de racionalizar o consumo de água.

Apesar das diversas ações de sensibilização que são, diariamente, divulgadas acerca desta temática, na realidade o comportamento da sociedade ainda persiste numa atitude negligente sobre o recurso e utilização da água.  

Numa altura em que várias zonas do país têm sofrido com secas frequentes, através desta iniciativa, a Câmara Municipal relembra que, “este recurso natural é essencial para a vida, e que o mesmo tende a ser escasso, o que constitui uma verdadeira ameaça para a humanidade”.

A autarquia conclui, assim, apelando “a que todos os lagoenses tomem consciência e que adotem, diariamente, um consumo mais racional da água”.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário