Lagoa (Açores) recebe jantar algarvio a 21 de junho

Nos próximos dias estará na Lagoa (Açores) uma comitiva de Lagoa (Algarve), no âmbito da geminação entre estas duas cidades irmãs.

Promover intercâmbios em vários domínios, como a cultura, a educação, o desporto e até o turismo, mobilizando os incentivos e os meios necessários para a sua concretização e promovendo atividades que reforcem as relações dos municípios geminados, são objetivos a ter em conta.

Neste âmbito, e no decorrer desta deslocação, a população da Lagoa (Açores), terá oportunidade de ficar a conhecer um pouco mais a gastronomia da sua cidade irmã, do Algarve, com a realização de um “jantar algarvio”, que terá como prato principal uma Cataplana de Tamboril e Marisco. A entrada será um Xerém, depois terá como sobremesa Bolo de Amêndoa e Gila, sendo acompanhado por vinho de Lagoa (Algarve), estagiado de 2013.

De referir que este jantar algarvio, cujo prato principal será servido em duas cataplanas gigantes, será confecionado por nove cozinheiras e doceiras vindas de Lagoa (Algarve).

No decorrer deste jantar algarvio, haverá ainda um encontro cultural com a atuação musical do Grupo Folclore do Calvário (Lagoa-Algarve), do Grupo Folclórico Grujola e Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz.

Este jantar algarvio está agendado para o próximo dia 21 de junho, pelas 20h00, no Porto dos Carneiros, Cidade de Lagoa.

De salientar que a comitiva algarvia estará durante cerca de uma semana na Lagoa (Açores), onde terá oportunidade de conhecer melhor este concelho e a ilha, tendo ainda a oportunidade de participar na tradição açoriana do Culto ao Divino Espírito Santo, marcando presença nas festas do Império de São pedro, em Água de Pau.

Recorde-se que a relação institucional entre as duas cidades foi estabelecida a 19 de janeiro de 2008 data em que foi oficialmente assinado o protocolo de geminação, com o propósito de reforçar os vínculos da cooperação entre os dois municípios e que provinha de outras datas.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário