Log in

Lagoa acolhe lançamento de obra e exposição sobre Francisco Carreiro da Costa

© CML
pubpub

O auditório da Câmara Municipal de Lagoa acolhe no próximo sábado, 4 de setembro, às 17h00, o lançamento da obra “Esboço Histórico dos Açores” de Carreiro da Costa, editado pela Artes e Letras, anunciou hoje a autarquia.

Apresentado por José Teixeira Dias e Maria Helena Frias, a obra teve como base as aulas que Carreiro da Costa ministrou na disciplina de “Sociedade e Cultura Açoriana”, na Universidade dos Açores. Dividido em dez capítulos, cada um dos quais com vários subtemas, são abordados temas como as origens dos Açores, Povoamento e colonização; exploração económica e manifestações cultuais nos Açores.

Após o lançamento da obra, os presentes poderão assistir à abertura da exposição “Carreiro da Costa – memórias da infância”, na Casa da Cultura, patente até ao dia 31 de dezembro. 

Pelas palavras de Carreiro da Costa, o visitante poderá aceder a aspetos da Lagoa na primeira metade do século XX, sendo a descrição enriquecida com registos fotográficos da época, de um acervo pertencente à Foto Madrid e a coleções particulares. Organizada em diversos núcleos, apresentam-se peças de espaços museológicos da Lagoa e outras pertencentes à Fábrica da Cerâmica Vieira que contribuem para enriquecer a informação transmitida. Serão ainda apresentadas reproduções de manuscritos e dactilografados, disponibilizadas também no espaço em suporte digital. 

O conceito e projeto expositivo esteve a cargo de Carlos Guilherme Riley e parte de um texto inédito de Carreiro da Costa sobre as memórias da sua infância na Lagoa, sendo que, para esta exposição, a autarquia contou, também, com a colaboração de Mónica Tavares na investigação. 

De acordo com comunicado enviado às redações pela Câmara da Lagoa, “atendendo à atual situação pandémica, a entrada no evento far-se-á mediante confirmação da presença até ao dia 2 de setembro, através do contato 296 912 510 ou para o email: museu@lagoa-acores.pt“.

DL

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem