“Jovens já têm resposta em reabilitação de comportamentos aditivos nos Açores”

A Secretária Regional da Saúde salientou, em São Miguel, na inauguração do Centro de Reabilitação Juvenil dos Açores, que os utentes do Serviço Regional de Saúde já podem fazer o seu tratamento no arquipélago, “mais próximos da família e da sua rede informal de apoio”.

Teresa Machado Luciano frisou que o novo Centro de Reabilitação Juvenil, que começou a funcionar há cerca de um mês e já recebeu 14 utentes, reflete a aposta do Governo Regional em “cuidados de proximidade para todos os Açorianos, mas também o esforço para melhorar a qualidade de vida dos jovens que necessitam deste tipo de tratamento e das suas famílias”.

Esta primeira unidade açoriana para tratamento de comportamentos aditivos e dependências, instalada no Solar da Glória, no Livramento, concelho de Ponta Delgada, destina-se a jovens dos 14 aos 24 anos, de todas as ilhas da Região.

Trata-se de um investimento total superior a 2,4 milhões de euros, sendo que a aquisição do edifício custou um milhão de euros e a verba restante foi aplicada em obras de recuperação e remodelação das instalações.

Com capacidade para 30 utentes, 20 em regime de comunidade terapêutica e 10 em regime de desabituação, o Centro de Reabilitação Juvenil dos Açores assenta num modelo integrado de cuidados.

A titular da pasta da Saúde frisou que, na área das dependências, a prioridade continua a ser a “prevenção, através da promoção do bem-estar das famílias e da proteção precoce de crianças e jovens em situação de exclusão e risco”.

O Instituto São João de Deus – Casa de Saúde de São Miguel, instituição com quase 100 anos de história no arquipélago, é o concessionário e gestor deste equipamento, na sequência de um concurso público de concessão e gestão.

DL/Gacs

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário