João Ponte afirma que os mercados municipais são boas montras para a promoção dos produtos agrícolas

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que os mercados municipais nos Açores são boas montras para a promoção e venda da produção agrícola local, contribuindo para o desenvolvimento do setor e das pequenas produções.

O titular da pasta da Agricultura destacou também o papel que as cooperativas agrícolas, nomeadamente a cooperativa dos agricultores do Faial, têm tido na promoção das produções regionais e em dar mais valor acrescentado aos produtos produzidos, por exemplo, nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge.

Na data em que se assinala o Dia da Europa, também comemorado nos Açores, João Ponte salientou que os programas comunitários na área da Agricultura e Desenvolvimento Rural têm sido de grande importância para o crescimento do setor e para o capacitar para o futuro nos Açores.

“Recordo que no atual programa, o PRORURAL+, já foram aprovados mais de 12.500 pedidos de apoio, num investimento global superior a 333 milhões de euros, o que corresponde a uma taxa de compromisso superior a 85%, e destes já foram pagos cerca de 190 milhões de euros, o que corresponde a uma taxa de execução de 56%”, afirmou João Ponte.

Para o governante, estes indicadores dão nota de uma boa execução do quadro, que está a corresponder à aprovação e à execução no terreno de bons projetos, que têm contribuído para criar mais postos de trabalho, fixar as pessoas no mundo rural, criar riqueza e desenvolvimento económico em todas as ilhas e tem sido fundamental para ajudar a vencer sucessivos desafios com que a agricultura nos Açores tem sido confrontada.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário