O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que os mercados municipais nos Açores são boas montras para a promoção e venda da produção agrícola local, contribuindo para o desenvolvimento do setor e das pequenas produções.
O titular da pasta da Agricultura destacou também o papel que as cooperativas agrícolas, nomeadamente a cooperativa dos agricultores do Faial, têm tido na promoção das produções regionais e em dar mais valor acrescentado aos produtos produzidos, por exemplo, nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge.
Na data em que se assinala o Dia da Europa, também comemorado nos Açores, João Ponte salientou que os programas comunitários na área da Agricultura e Desenvolvimento Rural têm sido de grande importância para o crescimento do setor e para o capacitar para o futuro nos Açores.
“Recordo que no atual programa, o PRORURAL+, já foram aprovados mais de 12.500 pedidos de apoio, num investimento global superior a 333 milhões de euros, o que corresponde a uma taxa de compromisso superior a 85%, e destes já foram pagos cerca de 190 milhões de euros, o que corresponde a uma taxa de execução de 56%”, afirmou João Ponte.
Para o governante, estes indicadores dão nota de uma boa execução do quadro, que está a corresponder à aprovação e à execução no terreno de bons projetos, que têm contribuído para criar mais postos de trabalho, fixar as pessoas no mundo rural, criar riqueza e desenvolvimento económico em todas as ilhas e tem sido fundamental para ajudar a vencer sucessivos desafios com que a agricultura nos Açores tem sido confrontada.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta