Log in

“Investimento de cerca de 100 milhões de euros no Parque Escolar cria condições para o sucesso escolar”

investimento-de-cerca-de-100-milhoes-de-euros-no-parque-escolar-cria-condicoes-para-o-sucesso-escolar2

O Presidente do Governo destacou esta quinta-feira, 15 de setembro, o investimento de cerca de 100 milhões de euros efetuado, nesta legislatura, na modernização do parque escolar da Região, que constitui mais um sinal da aposta do Executivo Regional na criação de condições para garantir o sucesso escolar das crianças e jovens dos Açores.

Vasco Cordeiro falava na inauguração da nova Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, tendo referido que à semelhança da nova escola da Ribeira Grande, ou da escola das Velas, em São Jorge, constitui mais um exemplo daquele que tem sido o trabalho desenvolvido pelo Governo, no sentido de requalificar o parque escolar dos Açores, de forma a garantir as melhores condições para os alunos e potenciando, por esta via, as condições para o sucesso dos seus percursos educativos.

De acordo com o Presidente do Governo, paralelamente, estão em fase adiantada de conclusão os projetos relativos às escolas das Capelas e dos Arrifes e à segunda fase da escola de Rabo de Peixe, iniciando-se, também, o projeto da requalificação da Escola Básica Padre João José de Amaral, na Lagoa.

Segundo o executivo regional, no primeiro dia do novo ano letivo na Região, Vasco Cordeiro adiantou, por outro lado, que, também ao nível dos equipamentos que o sistema educativo disponibiliza aos alunos Açorianos, tem sido feito um esforço nesta legislatura, como é o caso, por exemplo, do rácio de alunos por computador, que, na Região, se encontra nos 4,8, o que ultrapassa a meta estabelecida de cinco alunos por cada um destes equipamentos.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro anunciou, também, que este ano letivo fica ainda caraterizado pelo arranque de uma nova plataforma, designada Recursos Educativos Digitais Aberto (REDA), disponível para docentes e alunos, e que, numa primeira fase, colocará à disposição dos professores das disciplinas de Português, Matemática e Físico-Química, sobretudo do 3.º Ciclo do Ensino Básico, centenas de recursos educativos que estarão em constante atualização, potenciando a partilha de recursos pedagógicos abertos entre docentes.

Além disso, este ano foi criado o Ensino Especializado em Desporto, em regime de experiência pedagógica integrada no âmbito do currículo regular do 2.º e 3.º ciclos.

De acordo com Vasco Cordeiro, trata-se, na prática, de uma experiência única e inovadora no país e que prevê que, em escolas do Ensino Básico, possam ser reforçadas as componentes de ensino de Educação Física e Desportiva.

O Presidente do Governo reafirmou, por outro lado, que as “as raízes do sucesso escolar não começam na escola, no Conselho Executivo ou na Secretaria da Educação, começam em casa de cada família, com cada pai e com cada mãe, no fundo, ao assumirem que o sucesso escolar é um dos melhores legados que podem deixar aos seus filhos e a toda a Região”.

DL/Gacs

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem