Irma Cascão, Rui Prieto, Jorge Fontes e Pedro Afonso, investigadores do OKEANOS – Instituto de Investigação em Ciências do Mar da Universidade dos Açores, participam na série documental “OceanXplorers”, uma produção de alta qualidade do OceanX em parceria com a National Geographic, de acordo com nota de imprensa da Universidade dos Açores.
O trabalho desenvolvido pelos investigadores tem destaque em dois dos seis episódios, intitulados “Giants of the Ocean” e “Jurassic Shark”, onde se explora não só a ecologia alimentar dos cachalotes como também a importância do tubarão-albafar nos ecossistemas de mar profundo, explica a mesma nota.
Produzido e narrado por James Cameron, esta série de aventura subaquática centra-se na exploração científica das profundezas do oceano.
A produção reuniu um grupo de cientistas e cineastas a bordo do OceanXplorer, um navio equipado com vários laboratórios, sistemas de câmaras e submersíveis de última geração, para recolher informações e capturar imagens inéditas da vida marinha. Utilizando tecnologia e equipamentos inovadores, o documentário revela o mundo abaixo da superfície...
Artigo exclusivo para assinantes
Assine já por apenas 1€ e ajude-nos a contribuir para um jornalismo mais independente.
Já é Assinante? Faça login e continue a ler
Por apenas 1€ poderá continuar a ler este artigo.