Indicador de Atividade Económica demonstra “grande dinamismo” da economia dos Açores

O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade destacou o “grande dinamismo” da economia dos Açores, em geral, sublinhando os reflexos do incremento da atividade económica na criação de postos de trabalho e na diminuição do número de desempregados.

Segundo Ricardo Medeiros este crescimento de 2,1% “comprova o bom momento da economia regional”.

O IAE, índice analisado e publicado nos Açores desde 2014, que permite acompanhar a evolução da economia regional, revela assim uma estabilização acima dos 2%.

O cálculo do IAE divulgado pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) considera os dados dos principais setores de atividade da Região, sendo construído com base nas séries estatísticas relativas a ‘Leite entregue nas fábricas’, ‘Gado Abatido’, ‘Pesca Descarregada’, ‘Produção de Energia’, ‘Produção de Produtos Lácteos’ e ‘Consumo de Energia na Indústria’.

São também consideradas as estatísticas referentes a ‘Venda de Cimento’, ‘Empregados na Construção Civil’, ‘Passageiros Desembarcados Via Aérea’, ‘Dormidas nos Estabelecimentos Hoteleiros’, ‘Empréstimos Bancários’, ‘Prédios Transacionados’ e ‘Levantamentos Multibanco’.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário