Ilha Terceira regista 50 eventos sísmicos em menos de 48h

Foto: DR

O número é avançado pelo Presidente do Centro de Informação Sismovulânica dos Açores (CIVISA) ao Diário da Lagoa. Segundo Rui Marques, “nas últimas 48 horas registaram-se cerca de 50 eventos sísmicos de muito baixa magnitude no setor localizado a sudeste da ilha Terceira, a 25 km, no mar”. 

Sentidos pela população, registaram-se três sismos de maior intensidade. O último de magnitude 3,4 na escala de richter, aconteceu esta manhã, 15 de julho, pelas 10h47. Durante o dia de ontem, foram registados outros dois, um de magnitude 3,5 e outro de 3,7.

“Ontem registou-se um pequeno incremento da atividade sísmica, um pouco acima do normal mas pontual e por isso não podemos falar de uma crise sísmica”, garante o Presidente do CIVISA, já que a atividade tem vindo a diminuir desde a meia-noite. 

Os sismos registados ao largo da Terceira “são de natureza tectónica”, explica Rui Marques, não existindo “qualquer sinal vulcânico”. 

Apesar da atividade ter diminuído, a situação está a ser acompanhada pelo CIVISA, responsável pela monitorização sísmica em todas as ilhas dos Açores. 

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário