Igreja Matriz da Lagoa recebe concerto de órgão e coro

© CM LAGOA

No âmbito das comemorações dos 500 anos de elevação da Lagoa a vila e a sede de concelho e dez anos de cidade, a câmara municipal da Lagoa vai promover um concerto de órgão e coro do conservatório regional de Ponta Delgada, no dia 5 de novembro, pelas 20h00, na igreja Matriz da Lagoa, em Santa Cruz.

Neste concerto irão participar as três professoras de órgão do conservatório regional de Ponta Delgada e alunos das suas classes, três dos quais finalistas do curso de órgão. Ao órgão a solo e a quatro mãos, junta-se também a gaita de foles e o coro de câmara do conservatório regional de Ponta Delgada.

O reportório estende-se do século XVI ao século XIX, com especial enfoque na música portuguesa dos séculos XVIII e XIX, não esquecendo a presença incontornável de Johann Sebastian Bach, com dois corais e respetivos prelúdios corais, bem como a conhecida Eine Kleine Nachmusick de W. A. Mozart, numa transcrição para órgão a quatro mãos.

Este concerto insere-se no projeto de valorização do património de órgãos históricos portugueses, que é particularmente rico nos Açores, sendo o órgão da igreja Matriz de Santa Cruz o último exemplar a ser construído no século XIX, em 1892, por Manuel de Sousa. O órgão foi ouvido pela primeira vez em setembro desse mesmo ano. Cem anos depois, em 1991, foi restaurado por Dinarte Machado.

Categorias: Local

Deixe o seu comentário