Igreja de Nossa Senhora do Rosário acolhe “Encontro de Coros”

No próximo dia 18 de outubro, pelas 21h00, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Lagoa, irá acolher o Encontro de Coros, concerto que contará com a participação do Grupo Coral Litúrgico da Igreja de S. Sebastião – Matriz Ponta Delgada, Santa Cecília Cantorum e do Orfeão Nossa Senhora do Rosário.

O Orfeão de Nossa Senhora do Rosário (ONSR), é um grupo musical amador, que foi fundado em 1999, na freguesa do Rosário, por iniciativa do pároco local, Pe. João Raposo Leite e tem por finalidade o estudo, interpretação e execução de musical coral de carater sacro e profano.

Os elementos que constituem este grupo, estão divididos por 4 naipes, nomeadamente sopranos, contraltos, tenores e baixos, tendo por maestrina Cármen Subica.

Neste encontro, o ONSR irá interpretar três temas, mais precisamente, “Avé Verum” e “Te Deum” de Mozart e “Ave Mundi Spes Maria”, de Marco Frisina.

Por seu turno, o grupo Santa Cecilia Cantorum é constituído por professores, alunos e ex-alunos do Conservatório Regional de Ponta delgada. Interpreta repertório de cariz essencialmente sacro e o seu nome homenageia a padroeira da música e dos músicos. Nuno Moniz é o solista do grupo, Jacinto Neves acompanha no violino, Ana Paula Andrade no órgão e Mário Sousa na declamação.

Neste encontro, irão atuar com diversos temas: “In monte oliveti” de Bruckner, “Look at the world” de Rutter, “Ubi Caritas”, de O. Gleijo, “An Irish blessing”e “Avinu Malkeinu”.

O Grupo Coral, Litúrgico, da Igreja de São Sebastião, Matriz de Ponta Delgada canta, com regularidade, na missa paroquial dominical, prestando, assim, culto, e contribui para que a comunidade, reunida, reze através do canto.

Dirigiram este Coral, o conceituado Maestro, Pe. Joaquim Silvestre Serrão, em 1830, e também diversos vultos da música Açoriana, tais como: Joaquim Inácio Cabral, autor de diversos hinos de padroeiros da Ilha de S. Miguel; Manuel Maria de Melo; Juvenal Pimentel da Costa; Luís Teves; Francisco Botelho; e, atualmente, Tomás Ferreira.

Ao órgão, acompanha o grupo coral, Ana Paula Andrade, organista titular da Igreja de S. Sebastião, Matriz de Ponta Delgada.

“Dixit Maria” de Hans Leo Hassler, “O Magnum Mysterium” de Pedro de Cristo, “Regina Coeli” de Antonio Lotti e “Totus Tuus, Maria” de António Cartageno, serão as músicas interpretadas pelo Grupo Coral Litúrgico da Igreja de S. Sebastião, no Encontro de Coros.

DL/CML

Categorias: Cultura, Local

Deixe o seu comentário