Idosas alertam para os cuidados a ter com o sol

Foto DR

A atividade levada a cabo pelo Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), foi realizada em parceria com o Centro de Dia para Idosos do Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã, na zona balnear da Caloura. A ação teve como objetivo alertar a população para os cuidados a ter com o sol.

Esta atividade encontra-se inserida no programa Bandeira Azul, cujo tema em 2020 é “De Volta ao Mar com Atitude de Mudar” e tem como objetivo alertar toda a população, o grupo sénior em particular, para todos os cuidados necessários com o sol. As idosas do Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã participaram nesta atividade com a elaboração de cartazes com os cuidados a ter durante a exposição solar.

As idosas escreveram frases com mensagens, onde mencionavam a importância de algumas medidas a ter, como evitar a exposição direta ao sol nas horas de maior intensidade de radiação solar, ter em atenção à intensidade dos raios UV, evitar usar roupas apertadas, e para a utilização de toldos ou guarda-sol, chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UVB e UVA. A aplicação de protetor solar com índice elevado foi outra das mensagens transmitidas pelas seniores da Ribeira Chã, assim como a importância de uma boa hidratação, durante todo o dia, e o consumo de frutas e legumes.

«Não adormeça na praia!», «Faça exames à pele regularmente», «Proteja-se durante o ano todo» e, finalmente, «Vai ficar tudo bem» foram outros dos apelos realizados nesta campanha realizada pela autarquia lagoense. A atividade incluiu a realização de um filme exibido nas redes sociais da autarquia.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário