Homem perde-se em trilho na Ribeira Grande

© D.R.

Um homem que ontem, 20 de fevereiro, realizava o trilho pedestre da Cascata das Lombadas, no concelho da Ribeira Grande, em São Miguel, desviou-se do percurso assinalado e necessitou de salvamento.

O alerta foi efetuado no passado sábado, pelas 18h30, pela própria vítima que, segundo relatou, se terá desviado do percurso assinalado, dirigindo-se para um monte íngreme nas imediações do local e de onde não conseguiu sair pelos próprios meios.

Foram ativados os corpos de bombeiros de Ribeira Grande, Vila Franca do Campo e Ponta Delgada, com 29 elementos e o apoio de nove veículos, sendo esta operação coordenada pelo Serviço Regional Civil de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), através do estabelecimento de um Posto de Comando Operacional na zona de intervenção.

Tendo em conta as condições da orografia do terreno, a inclinação acentuada e a vegetação bastante densa, aliadas ao fator noite, que dificultaram o avanço das equipas, a opção de salvamento recaiu no empenho de um helicóptero, com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, sendo a vítima recuperada pelas 8h00 de domingo e encaminhada posteriormente para o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), não apresentando ferimentos.

Na operação de salvamento estiveram também envolvidos dois elementos da Unidade Especial de Polícia da Polícia de Segurança Pública, com o apoio de um drone, e o Serviço Municipal de Proteção Civil da Ribeira Grande que prestou todo o apoio ao nível logístico.

O presidente do SRPCBA, Eduardo Faria, destacou “a prontidão, o verdadeiro espírito de missão e dedicação de todos aqueles que intervieram nesta missão de salvamento”.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário