Governo vai requalificar porto de Santa Iria

© ACÁCIO MATEUS

A obra de requalificação do porto de Santa Iria, na freguesia da Ribeirinha, concelho da Ribeira Grande, vai avançar depois de mais de dezoito anos de luta por parte dos autarcas locais. A confirmação foi dada ao Diário da Lagoa por fonte ligada ao processo.

O governo dos Açores vai alocar cerca de 4,2 milhões no orçamento de 2023 para que a empreitada possa avançar a breve trecho, devendo o executivo açoriano confirmar, oficialmente, o projeto nos próximos dias.

Fica assim satisfeita uma pretensão antiga de vários presidentes de junta de freguesia da Ribeirinha e dos seus habitantes que, ao longo de quase duas décadas, lutaram, sem sucesso, contra a contínua degradação do porto de Santa Iria.

Para além do risco de derrocada que a instabilidade das arribas oferece, a rampa de varagem sofreu avultados danos devido às condições climatéricas e, mais recentemente, o espaço também foi alvo de atos de vandalismo.

Apesar do perigo iminente e de vedado ao trânsito, o local é muito procurado por turistas e por locais, principalmente no verão, devido às águas cristalinas e à vista sobre a costa norte.

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário