A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da IROA, vai investir cerca de 110 mil euros na requalificação de um caminho agrícola, no concelho da Lagoa, e na construção de um reservatório para abastecimento de água, no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel.
Estas obras, que integram o Plano de Investimentos da IROA, darão mais um contributo para a melhoria das condições de trabalho dos agricultores, para reduzir custos de produção e para melhorar a competitividade das explorações agrícolas.
As duas obras, cujos contratos foram já outorgados e terão início brevemente, integram-se na estratégia do Governo dos Açores de modernização das infraestruturas agrícolas, que tem sido levada a cabo em todas as ilhas.
A empreitada de captação de água do Lameirão e Cogumbreiro, no Nordeste, no valor de 50 mil euros, consiste na construção de dois açudes e um reservatório de 250 m3, beneficiando 23 explorações agrícolas, numa área de 247 hectares.
A ilha de São Miguel tem atualmente 70 mil metros cúbicos de capacidade de armazenamento de água, que a IROA estima aumentar, em 2020, para cerca de 100 mil metros cúbicos.
Relativamente à obra de construção do caminho do Valongo, na Vila de Água de Pau, no Perímetro de Ordenamento Agrário da Lagoa, está orçada em 59 mil euros.
A obra envolve a construção de um caminho agrícola com cerca de 510 metros de comprimento, que vai beneficiar 17 explorações agrícolas, numa área de 36 hectares.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta