Governo Regional investe cerca de 110 mil euros na melhoria das infraestruturas agrícolas nos concelhos da Lagoa e do Nordeste

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da IROA, vai investir cerca de 110 mil euros na requalificação de um caminho agrícola, no concelho da Lagoa, e na construção de um reservatório para abastecimento de água, no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel.

Estas obras, que integram o Plano de Investimentos da IROA, darão mais um contributo para a melhoria das condições de trabalho dos agricultores, para reduzir custos de produção e para melhorar a competitividade das explorações agrícolas.

As duas obras, cujos contratos foram já outorgados e terão início brevemente, integram-se na estratégia do Governo dos Açores de modernização das infraestruturas agrícolas, que tem sido levada a cabo em todas as ilhas.

A empreitada de captação de água do Lameirão e Cogumbreiro, no Nordeste, no valor de 50 mil euros, consiste na construção de dois açudes e um reservatório de 250 m3, beneficiando 23 explorações agrícolas, numa área de 247 hectares.

A ilha de São Miguel tem atualmente 70 mil metros cúbicos de capacidade de armazenamento de água, que a IROA estima aumentar, em 2020, para cerca de 100 mil metros cúbicos.

Relativamente à obra de construção do caminho do Valongo, na Vila de Água de Pau, no Perímetro de Ordenamento Agrário da Lagoa, está orçada em 59 mil euros.

A obra envolve a construção de um caminho agrícola com cerca de 510 metros de comprimento, que vai beneficiar 17 explorações agrícolas, numa área de 36 hectares.

DL/Gacs

Categorias: Local

Deixe o seu comentário