Log in

Governo regional firma contrato de 2,3ME com Universidade dos Açores

© DL

A secretária da Cultura, Ciência e Transição Digital do Governo dos Açores, Susete Amaro, considerou esta terça-feira, 23 de novembro, “estruturante” o contrato realizado com a Universidade dos Açores (UAc), que prevê 2,3 milhões de euros para a contratação de investigadores.

“É estruturante o contrato com a UAc num valor global de 2,3 milhões de euros, que dá início a um processo gradual de contratação de investigadores pela UAc, assim contribuindo para a resolução da precariedade laboral na ciência”, afirmou Susete Amaro.

A secretária regional falava na discussão do Plano e Orçamento da região para 2022, que decorre durante esta semana na Assembleia Legislativa Regional, na cidade da Horta, no Faial.

A governante também realçou o “compromisso” do atual Governo açoriano em “aumentar o apoio à tripolaridade” da academia açoriana, que tem polos em Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo, nas ilhas de São Miguel, Faial e Terceira, respetivamente.

“Para 2022, a verba de apoio à [tripolaridade] da UAc será de 650 mil euros, praticamente o dobro do valor atribuído pelo governo do PS em 2020”, afirmou.

Susete Amaro destacou que o executivo, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, prevê investir em 2022 mais de nove milhões de euros na área da ciência.

Segundo disse, aquela verba supera os 14 milhões de euros quando adicionado o valor para a construção do segundo edifício do Parque de Ciência e Tecnologia Nonagon, localizado na cidade da Lagoa, na ilha de São Miguel.

Lusa/ DL

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem