Governo regional antecipa pagamento de 14 milhões de euros aos agricultores

FOTO DR

O anúncio foi feito esta terça-feira, 1 de setembro, pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas. João Ponte diz que o Governo dos Açores vai antecipar, ainda este mês de setembro, o pagamento de 14 milhões de euros aos agricultores no âmbito de três medidas do PRORURAL+.

“O que está previsto na Região é proceder no final do mês de setembro à antecipação do pagamento de 14 milhões de euros aos agricultores dos Açores, valor que normalmente só seria pago em outubro”, afirmou João Ponte, esclarecendo que essa verba corresponde à antecipação de três medidas do PRORURAL+, nomeadamente Agroambiente e Clima, Agricultura Biológica, e Pagamentos relativos a zonas sujeitas a condicionantes naturais ou outras condicionantes específicas.

Para João Ponte, a boa articulação que existe entre os governos dos Açores e da República ao nível do setor agrícola é que permite que seja possível antecipar em 85% o pagamento aos agricultores da Região de duas medidas do PRORURAL+ e em 65% noutra, percentagens superiores às que foram pagas aos agricultores do continente.

O governante salientou que, se os agricultores açorianos tivessem sido abrangidos pelo pagamento antecipado de 50% das medidas do desenvolvimento rural ocorridas agora no continente, iriam receber 9,1 milhões de euros e não 12 milhões de euros como refere a Federação Agrícola dos Açores.

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou ainda que, nos Açores, o Governo tem cumprido com os calendários dos pagamentos que foram anunciados, apontando como exemplo os pagamentos antecipados de mais de 6,1 milhões de euros, que correspondem a 70% dos pedidos de pagamento do PRORURAL+, e 30% do suplemento ao prémio aos produtores de leite no âmbito do POSEI e do PROAMAF.

DL/GaCS

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário