Governo prevê concluir Plano Estratégico dos Lacticínios dos Açores até ao final do ano

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que ficará concluído até ao final do ano o Plano Estratégico do Setor dos Laticínios dos Açores, um documento estruturante e orientado para a identificação de novos mercados, para a inovação e para a internacionalização dos lacticínios produzidos no arquipélago.

Segundo João Ponte trata-se de um documento que poderá ajudar a indústria a valorizar melhor as suas produções, que é o grande desafio que o setor leiteiro atravessa neste momento.

O governante adiantou que o plano está a ser levado a cabo por consultores com experiência na área da internacionalização.

João Ponte salientou que este plano está mais orientado para a indústria, porque a produção está bem organizada, tem linhas estratégicas bem delineadas e conseguidas, que passam pela aposta na qualidade, na produtividade, na melhoria da eficiência e da rentabilidade das explorações agrícolas.

João Ponte abordou também o POSEI 2020, cujo processo interno de revisão está a decorrer, destacando que, entre outras propostas de alteração vão constar medidas para a reestruturação do setor leiteiro, de modo a permitir que os agricultores possam reduzir o efetivo e manter as ajudas comunitárias, bem como possibilitar a reconversão de algumas explorações leiteiras mais pequenas para a produção de carne.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário