Governo investe um milhão de euros em máquinas de depósito de embalagens

© GRA

Já estão disponíveis as primeiras máquinas de sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis, projeto-piloto que vai permitir colocar pelo menos uma máquina em cada um dos concelhos. Na ilha de São Miguel estão instaladas nove máquinas, sendo que o concelho da Lagoa recebe uma, instalada junto aos correios, no Rosário.

Através deste sistema os consumidores podem trocar embalagens por dinheiro. O sistema é simples: numa primeira instância o consumidor deve pedir a adesão a um cartão eletrónico numa loja RIAC e a partir daí pode começar a trocar as embalagens.

Cada embalagem depositada (embalagens de bebidas de plástico, metal e vidro, embalagens de águas, sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas) rende cinco cêntimos que vão sendo acumulados no cartão. A partir do momento que o cartão tiver saldo igual ou superior a três euros, o utente pode proceder à transferência desse valor para a sua conta bancária.

O secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, presidiu à inauguração deste sistema e apontou as mais-valias do mesmo. “Este é um projeto-piloto para instalação de 25 máquinas de logística reversa, em todas as ilhas do arquipélago, com pelo menos uma máquina por cada um dos 19 concelhos da região. Pretende-se aumentar os quantitativos de recolha seletiva de resíduos de embalagens de bebidas de plástico, metal e vidro, através da atribuição de um montante de 0,05 euros ao consumidor, por cada embalagem depositada nestes equipamentos.”, explicou.

“Com a implementação deste sistema pretende-se incutir na população melhores hábitos de separação e encaminhamento dos resíduos para reciclagem e fomentar a economia circular, contribuindo, dessa forma, para uma redução da extração de matérias-primas da natureza e também para a minimização dos impactos do abandono de resíduos”, realçou Alonso Miguel. Este projeto representa um investimento de cerca de um milhão de euros, financiado em 90% pelos EEA Grants, no âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário